Dia mundial Amamentação!



Que amamentar é bom, todo mundo sabe! Mais ainda existem muitos mitos e dúvidas em torno desse assunto tão importante.
No dia mundial da amamentação a pediatra Dr. Raquel Quiles tirou as dúvidas mais frequentes das mães no site Minha Vida.


1)    Tomar caldo de cana e cerveja preta dá mais leite?

Resposta: Não, ainda não há comprovação de que eles estimulem a produção.
Por que? Durante o período de amamentação, recomenda-se que a mãe tome bastante líquido para garantir uma boa produção de leite. Entretanto, como explica a pediatra Raquel Quiles, não há qualquer estudo científico comprovando que determinadas bebidas sejam mais efetivas. Além disso, alcoólicos, bem como o tabaco, são contraindicados para mulheres em período de aleitamento, uma vez que as substâncias nocivas consumidas podem passar para o leite e, consequentemente, para o bebê.

2)    Seios pequenos produzem pouco leite?
Resposta: Não, a produção de leite não está relacionada ao tamanho dos seios.
Por que? "Mamas pequenas são capazes de produzir tanto leite quanto - ou até mais - as mamas grandes", esclarece a especialista. A diferença que pode ocorrer entre ambos está relacionada à capacidade de armazenamento. Nesse caso, mulheres com mamas pequenas deverão amamentar seus filhos com uma frequência maior do que aquelas com mamas grandes.

3)    Alguns leites maternos são fracos?
Resposta: Não, o leite materno é sempre o melhor alimento para o bebê.
Por que? Não existe leite materno fraco. O que diferencia um leite de outro é a fase de amamentação em que a mãe se encontra. Assim, como explica Raquel Quiles, nos primeiros dias, o líquido que sai do seio materno se chama colostro. Depois, o leite começa a sair um pouco aguado. Este é o período no qual o alimento se torna mais rico em anticorpos e proteínas. Mais para frente, então, ele fica branco amarelado e espesso, sendo rico em gorduras, mas, nem por isso, menos importante que o anterior.

4)    É ruim acordar o bebê para amamentar?
Resposta: Depende das condições físicas da criança.
Por que? Se o bebê estiver ganhando peso de acordo com o que havia sido previsto por seu médico e estiver mamando bem, não há necessidade de acordá-lo. Se, por outro lado, ele estiver abaixo do peso, talvez seja necessário acordá-lo.

5)    A criança pode beber água enquanto ainda se alimenta de leite materno?
Resposta: Não é necessário.
Por que? Durante o período de aleitamento materno, o bebê já recebe toda a água que seu organismo necessita. Além disso, bebidas, como chás e sucos, são contraindicadas para crianças nesta fase, alerta Raquel Quiles.

6)    Faz mal consumir alimentos light e diet durante a amamentação?
Resposta: Não, se consumidos moderadamente.
Por que? Em geral, alimentos light e diet têm apenas restrição de algum ingrediente ou redução da taxa de açúcar ou sódio, assim, não precisam ser cortados da dieta. Em alguns casos, porém, eles podem conter substâncias cujo uso ainda não é comprovadamente seguro durante a fase de amamentação e, por isso, é fundamental consultar seu médico previamente. "O mais recomendado é que a mãe consuma o máximo possível de alimentos frescos, deixando os industrializados para último caso", afirma a pediatra Raquel.

7)    O regime deve ser interrompido durante a amamentação?
Resposta: Sim, se a dieta for muito restritiva.
Por que? A qualidade do leite materno depende da qualidade da alimentação da mãe?, ressalta Raquel. Por isso, ela deve ter uma dieta balanceada e específica para esta fase de sua vida, uma vez que a mulher que amamenta gasta mais calorias do que o normal. Dietas e medicamentos que promovem a perda de peso, portanto, devem ser evitados.

8)    Algumas comidas alteram o sabor do leite?
Resposta: Sim!
Por que? O sabor do leite, assim como sua qualidade, é afetado pela alimentação da mãe. "Recomenda-se, por exemplo, que mulheres em fase de amamentação evitem consumir muito alho, pois ele muda não só o sabor, como também o odor do leite materno", conta Raquel.

9)    É possível engravidar durante a amamentação?
Resposta:  Sim!
Por que? Engravidar durante a amamentação é possível, mas a amamentação, desde que seja exclusiva, que a mulher não tenha menstruado e que amamente várias vezes ao dia, tem eficácia anticoncepcional de 98% nos seis primeiros meses após o parto.

10) Durante a amamentação, a mãe pode tomar pílula anticoncepcional?
Resposta: Sim, mas depende da pílula.
Por que? Nem todas as pílulas são liberadas durante o período de amamentação. "Se a mulher optar por utilizar, deve dar preferência àquelas que têm apenas progestogênio", recomenda a pediatra. Não devem ser deixados de lado, entretanto, outros métodos, como a camisinha, o diafragma e os espermaticidas, que podem ser usados em qualquer período após o parto. Já o dispositivo intrauterino (DIU) é compatível com a amamentação mesmo incluindo progestogênio.

11) Os seios ficam caídos ou menores após a amamentação?
Resposta: Não!
Por que? "Logo após a amamentação, o seio pode ficar um pouco menor, justamente porque ele esvazia, mas logo voltará a encher", esclarece Raquel. Aliás, os estímulos para que ele produza leite são justamente a sucção e a sua retirada. Já a ideia de que ele ficará caído após a amamentação é lenda. Segundo a pediatra, a amamentação até melhora a estética da mama.


 

2 comentários:

Anônimo,  terça-feira, agosto 02, 2011  

"Não quero sugar todo seu leite
Nem quero você enfeite do meu ser
Apenas te peço que respeite
O meu louco querer
Não importa com quem você se deite
Que você se deleite seja com quem for
Apenas te peço que aceite
O meu estranho amor

Ah! Mainha deixa o ciúme chegar
Deixa o ciúme passar e sigamos juntos..."


NOSSO ESTRANHO AMOR - Caetano Veloso.

Silvana Lima domingo, novembro 20, 2011  

Parabéns pelo blog, amei, e a convido para ser também seguidora dos meus blogs, http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com/
e http://povoadoriachosaudedafamilia.blogspot.com/

Seja bem vinda!
Um abraço bem forte!

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital